Piso laminado: vantagens e desvantagens

Piso Laminado Eucatex Linha Gran Elegance Click Padrao Carvalho ...
Imagem Anna Costa Pisos.

A escolha do piso ideal para cada cômodo de casa nem sempre é simples, especialmente devido às inúmeras opções existentes no mercado.

Pensando nisso, a seguir falaremos sobre o piso laminado e suas principais vantagens e desvantagens, a fim de te ajudar a tomar a melhor decisão. Confira!

Piso laminado — tudo o que você precisa saber 

O piso laminado é composto por madeira natural — em baixa quantidade — e, no tipo que suporta tráfego alto, há também aglomerados de HDF.

Por cima, é aplicada uma camada artificial decorativa que possibilita várias cores e diferentes modelos.

Além disso, também é feita uma película com resina de melanina, que aumenta a resistência, mas não exclui a necessidade de cuidados no dia a dia.

Abaixo, entenda os prós e os contras desse tipo de material.

Vantagens

Dentre os benefícios do piso laminado, os seguintes se destacam. 

Custo-benefício

Em comparação a materiais similares, o piso laminado apresenta um ótimo custo-benefício: em média, o valor é de R$ 50 por m² — muito mais barato do que, por exemplo, o piso de madeira.

Além disso, as diversas vantagens oferecidas dentro desse preço justificam ainda mais essa questão do custo-benefício.

Simples manutenção 

A higienização do piso laminado é bastante fácil, sendo necessário apenas passar um pano pouco úmido sobre ele para limpá-lo e, em seguida, um pano seco, a fim de assegurar que ele não irá absorver a umidade. 

Assim, a rotina de limpeza da casa se torna mais simples e até mesmo mais rápida, a depender de como era feita anteriormente. 

Alta durabilidade

O piso laminado possui uma longa duração, sobretudo o modelo específico para áreas de grande tráfego de pessoas. Logo, não haverá uma rápida necessidade de troca.

Essa durabilidade se deve a sua resistência a quebras e riscos — tomando os cuidados necessários, como não arrastar a mobília ou outros objetos sobre o piso. 

Isolamento térmico

Os cômodos revestidos com o piso laminado tendem a ser mais quentes, visto que o material não é frio — como é o caso de pedras e cerâmica — e sua instalação é realizada sobre uma manta.

Versatilidade

As inúmeras cores e os mais diversos tipos de madeira trazem destaque ao piso laminado pois o tornam versátil. 

Com isso, ele se encaixa em qualquer tipo de decoração e pode ser usado em diferentes cômodos, como a sala, o quarto, o corredor e cozinha.

Instalação fácil

Além da sua instalação ser muito fácil, ao piso laminado pode ser instalado sobre outro piso, sem a necessidade de removê-lo.

Isso faz dele um material econômico, prático e que ainda extingue a necessidade de obras barulhentas e empoeiradas.

Desvantagens 

Apesar de ser excelente em muitos sentidos, o piso laminado também possui alguns problemas. 

Pouco resistente a umidade 

Embora a resistência seja uma de suas vantagens, o ponto fraco do piso laminado é a umidade. 

O fato das lâminas serem encaixadas e precisarem ser envernizadas, a instalação do piso em área molhada ou uma grande quantidade de água derramada sobre ele pode diminuir a sua vida útil e até mesmo gerar mofos.

Risco de deformação ao ser exposto ao sol

Mais um ponto fraco do piso laminado é o sol, pois a exposição contínua pode ocasionar deformações no material. Portanto, ele não é recomendado para ambientes externos.

Não é indicado para quem tem cachorro

Outra contraindicação desse material é sobre os cães e outros animais de estimação, pela possibilidade de urinarem sobre o piso e também o arranharem enquanto correm pela casa, deixando marcas.

Esses fatores podem ocasionar uma menor durabilidade do piso laminado, mas varia muito de acordo com o comportamento do seu pet. Então, é algo a se pensar.

Barulho

Por fim, uma desvantagem simples de ser solucionada é a questão do barulho. Há quem diga que o piso laminado amplia o barulho gerado por arrastar móveis ou caminhar de salto, no entanto, o som pode ser abafado com a manta que é instalada sob as lâminas.

Logo, uma instalação feita por um profissional não terá esse problema. 

Vale a pena optar pelo piso laminado?

Agora que você já tem ciência das vantagens e desvantagens desse material, é preciso analisar as questões citadas antes de optar por ele.

E, embora haja contraindicações, vale a pena ressaltar que escolher o tipo que suporta alto tráfego, reduz todos os riscos de dano consideravelmente. 

Gostou desse post? Então confira também nossas dicas sobre casas.

Leave a Comment